Correio Braziliense




Notícias >> Programe-se >>
Programe-se


15/09/2012

Sílvia Blumberg traz exposição de joias sustentáveis à Brasília


Brincos feitos de materiais ecologicamente corretos

Começa neste sábado (15/9) a exposição Canteiro de joias: Alquimia, sustentabilidade e joalheria, da designer Sílvia Blumberg. A mostra será realizada no estande do Península Lazer e Urbanismo, em Águas Claras, nos dias 15 e 16 de setembro e é um evento da Via Engenharia e PaulOOctávio, em parceria com a Iesplan - Faculdades Planalto.

A designer é reconhecida por utilizar materiais atípicos para produzir as próprias joias, o que torna a arte exclusiva. Materiais como tijolo, cimento, pirita, prata reciclada e outros objetos coletados em construções civis compõem as peças da artista. Além de outras coisas curiosas como: asa de besouro, coco, jeans, borracha, chifre e legumes. “Uma arte pioneira e totalmente brasileira”, diz Sílvia.

A exposição em Brasília traz joias com resíduos de cimento, madeira, suco de beterraba, prata reciclada de radiografias entre outros. As peças em exposição estarão disponíveis para compra, com preços a partir de R$ 100.

O trabalho nasceu como um protesto contra a falta de cuidado com o meio ambiente. Por isso, o objetivo é agregar valor aos objetos e criar joias a partir de materiais que podem ser reaproveitados, ao invés de irem ao lixo. “Trabalho com a eco moda e a inclusão social”, afirma a designer.

A artista

Sílvia Blumberg, nasceu no Rio de Janeiro, estudou Assistência Social e começou a vender as peças como um protesto social e com o tempo se apaixonou pelo trabalho. Depois começou um curso de design de joias e em pouco tempo abriu a própria loja, com criações exclusivas.

Sílvia hoje é uma designer de peças sustentáveis e possui uma loja no Rio de Janeiro, onde expõe e vende os produtos criados com materiais ecologicamente corretos ou reaproveitados. Atualmente cerca de 80% da renda da designer vem do comércio de joias.

A artista já fez trabalhos na Rede Globo, construindo parte do figurino de atrizes como Eva Wilma e Suzana Pires na novela Fina Estampa.

Sílvia está pela primeira vez em Brasília e a visita faz parte da configuração de seu próximo projeto: incluir em seu trabalho, peças produzidas com resíduos dos estádios que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. A designer pretende recolher materiais da construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Sílvia acredita que estes novos estádios que virão para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, trazem para o país um exemplo de sustentabilidade. “Vai unir muita gente que vai de vez colocar o Brasil na ponta do mundo”, diz Silvia.

Além dos trabalhos como designer, Sílvia realiza palestras a estudantes sobre como ser sustentável na prática.


Todas Notícias